Viação Santa Edwiges, o império Betinense

 

A Viação Santa Edwiges Ltda. foi fundada no ano de 1957 no município de Betim, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante esses 52 anos de trajetória a empresa foi se estruturando. Em 1970 o Grupo Treviso adquiriu a Viação Santa Edwiges, assim impulsionando seu crescimento.

A partir de 1970 a empresa começou a operar linhas que ligam Betim a Belo Horizonte, e atualmente é uma das maiores empresas de transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte. No ano de 1977 a Viação Santa Edwiges adquiriu a Empresa de Transportes Coletivos Linicar, passando a atender todas as regiões de Betim, tornando-se a única concessionária a operar no sistema de transporte urbano da cidade. Nos últimos 5 anos a empresa inaugurou 55 novas linhas nos sistemas em que opera.

Dentre os serviços criados recentemente pela empresa, podemos destacar, o executivo VIP Express(imagem abaixo), com ônibus equipados com ar condicionado que fazem a linha Betim-Belo Horizonte, e a linha especial Belo Horizonte-Parque Ecológico Vale Verde que opera aos domingos e feriados. Essa linha foi criada para incentivar o turismo em Betim. 

A Viação Santa Edwiges também dispõe de serviços de fretamento de ônibus para atender a grupos e empresas, em excursões e viagens de negócios.

A frota composta por um total de 550 veículos, são divididos da seguinte forma:

  • 138 Veículos Rodoviários de fretamento

  • 412 Urbanos

Os 412 veículos urbanos operam nos seguintes sistemas:

  • 68   Sistema BHBUS - Unidade Barreiro
  • 100 Sistema TransBetim
  • 244 Sistema Metropolitano

Nós da equipe BusBrasil gostaríamos de deixar registrado nosso agradecimentos aos Srs. Marcelino - Gerente de Tráfego e Thiago - Analista de Planejamento que nos acompanharam e deram suporte durante a realização desta matéria.

Texo: Eduardo Henrique Melo de Lima
Fotografias: Jhonatan Bittencourt e Eduardo Henrique Lima ( Neobus Spectrun City Metropolitano Executivo)
Produção: Jhonatan Bittencourt

Volta ao índice